Rinoplastia

É uma cirurgia corretiva do nariz que visa melhorar sua aparência sem perder ou diminuir suas múltiplas funções, como : aquecer,umidificar, filtrar o ar inspirado e expelir as impurezas e a olfação. É uma das mais complexas dentre as cirurgias faciais.
Deve ser feita quando a pessoa adquire a sua maturidade física, o que ocorre após 14 ou 16 anos de idade. É um órgão que sofre mudanças com o envelhecimento a começar pela pele que tende a espessar e o arqueamento da ponta nasal para baixo. Além disso,o crescimento de lesões benignas e malignas são frequentes.
Estrutura do nariz
Anatomia e suas variações
O nariz é mais importante traço da humana, cuja forma influi na configuração da estética. Existem vários tipos de forma do nariz; como nariz aquilino – nariz de dorso alto, ponto proeminente (Pinóquio); nariz de dorso deprimido(nariz em sela), desviado, etc. Além disso, alterações funcionais em virtude de septo nasal desviado, que dificulta a passagem do ar.
Anatomicamente o nariz é constituído de osso nasal, processo frontal da maxila e cartilagens alares, triangulares e septal. A cobertura cutânea na ponta nasal é aderida firmemente as cartilagens alares, enquanto que no osso e cartilagens laterais é relativamente móvel.
O dorso é essencial marco externo do nariz; ângulo naso- frontal é a área onde o nariz se une ao osso frontal, a raiz do nariz. A ponta do nariz é formada pela junção das cartilagens alares e a columela pelos ramos mediais. A columela forma um ângulo de diversa amplitude com o lábio superior ,
Consulta
Geralmente o paciente informa que não gosta de olhar no espelho por causa do nariz. E traz fotos e desenhos de seu agrado.
Exame físico
Aqui o cirurgião faz o diagnóstico e define a técnica cirúrgica adequada. Avalia o perfil psicológico.
A definição da técnica cirúrgica é centrada para o equilíbrio nariz – face, isto é, na harmonização facial. Além disso, a função respiratória é parte importante tanto quanto a estética.
– Avaliação da base e do comprimento nasal
– Avaliação do septo e conchas
– Avaliação do perfil
– Avaliação da base
– Diagnosticar as alterações
Planejamento
Principal foco;
Harmonização nariz- face
Estudo fotográfico
Escolha da técnica cirúrgica adequada
Material para preenchimento
Cartilagem do septo nasal
Cartilagem auricular, costal
Osso (crista ilíaca, tíbia e )
Próteses
Exames pré operatório
Exame laboratorial
Tomografia de nariz
Procedimento cirúrgico
Anestesia geral de preferência
Tempo cirúrgico geralmente 24 horas
Curativo- tipo atadura de gesso,durante sete dias
Tamponamento nasal 24 a 48 horas
Manutenção do esparadrapo por 21 dias
Retorno as atividades após duas semanas
Avaliação
Sete dias após operação
Três semanas 70% de regressão do inchaço
Seis a oito meses; resultado definitivo.
Rinoplastia de aumento
Nariz oriental
Muitas orientais têm o dorso do nariz achatado, o chamado nariz asiático e querem aumentá- lo para dar equilíbrio maior ao perfil .
Tecnicamente segue-se os mesmos princípios de Rinoplastia.
Quanto ao material a ser utilizado pode-se optar pelo osso autógeno do próprio paciente ou material aloplástico, que não é do paciente. O primeiro apresenta melhor fixação no leito que o último.
Qualquer que seja o material utilizado precisa ser esculpido adequadamente no sentido de promover o aumento planejado. Quase sempre é necessário modificar a formas das cartilagens alares e triangulares. Da mesma forma a columela tem que ser adaptada adequadamente.
Nariz negroide
Geralmente a ponta nasal é alargada e achatada
Com adequada adaptação das técnicas consegue -se correção bastante satisfatória.