O homem moderno adora um novo perfume, se interessa por cosméticos e não abre mão de uma limpeza de pele.

Antigamente, os homens procuravam um salão para cortar os cabelos e cobrir os fios grisalhos. Hoje, eles frequentam as clínicas de estética para tratar de rugas, flacidez, gordura localizada e outros procedimentos estéticos em nome do rejuvenescimento. Segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas, o público masculino é responsável por cerca de 30% do movimento em salões e centros de bem-estar.

A Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em estética médica e gestão da idade, explica que, hoje em dia, o homem corre atrás de uma boa aparência, até para conquistar a autoconfiança pessoal e profissional. “A mídia influencia muito com relação a vaidade. As revistas, programas de TV, mostram a todo o momento os ícones do cinema, das novelas, do futebol, isso contribui para os homens deixarem o preconceito de lado na hora de se submeter a procedimentos estéticos e cirurgias plásticas”, afirma.

Uma curiosidade, voltando ao tempo, é que em 1994, o jornalista Mark Simpson, do jornal The Independent, utilizou o termo metrossexual em um artigo que abordava o homem com sendo um narcisista, que passou a cuidar da beleza e de suas necessidades. E é o que acontece até hoje.

A Dra. Edith Horibe conta que muitos chegam à Clínica Horibe em busca de uma limpeza de pele, que deixou de ser exclusiva para as mulheres. Eles apreciam a massagem facial, as loções cicatrizantes, as máscaras calmantes, os cosméticos e os cremes especiais, que são utilizados para cada tipo de pele.
E pedem também uma hidratação para tonificar o tecido do rosto. Isso mostra que eles estão bem informados e sabem o que precisam para ficar mais bonitos. “Os cremes esfoliantes para retirada da pele morta e máscaras no rosto proporcionam uma pele macia, lisa, com brilho e aparência mais saudável, além de limpa e bonita”, esclarece a médica.

Fio de Seda

Uma das indicações é o Fio de Seda, para que eles fiquem com a pele do rosto mais firme e revitalizada, em que se utiliza o método de hidratação com fios de seda. O tratamento é indicado para peles cansadas, flácidas e envelhecidas, mas também pode ser usado na pele muito ressecada e danificada pelo frio ou mesmo pelo sol.

A técnica, de origem israelense, usa os fios retirados diretamente do casulo do bicho da seda. As fibras de seda possuem em sua composição aminoácidos e proteínas capazes de hidratar as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina e fortalecendo os tecidos que sustentam a pele.

A Dra. Edith Horibe esclarece que, primeiro, a pele deve passar por uma sessão de limpeza e esfoliação, assim as impurezas e as células mortas são removidas e as substâncias conseguem penetrar melhor. Após a limpeza, a pele recebe uma boa camada de creme e logo em seguida os fios naturais são aplicados.

“O especialista abre o casulo, desfia e coloca sobre todo o rosto. Posteriormente, o fio é novamente umedecido com um líquido, que será dissolvido pela fricção das mãos durante a drenagem facial. A proteína da seda já era usada nos cabelos para hidratar os fios ressecados e ultimamente vem sendo utilizada no rosto”, explica a cirurgiã plástica. A massagem é importante, pois ajuda na absorção do creme pela pele. Dura cerca de 20 minutos e é super relaxante.

Além da limpeza de pele e da hidratação, a médica conta que a toxina botulínica, conhecida como botox, é um dos procedimentos mais procurados por eles, afinal as rugas são bastante incômodas, principalmente para os que lutam contra o envelhecimento da pele. O Botox é uma substância utilizada para o rejuvenescimento facial, sendo indicado para amenizar e corrigir as rugas de expressão, regiões entre as sobrancelhas, testa, “pés de galinha” e pescoço.

“Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, que deixa a expressão facial suavizada, garantindo harmonia e beleza à face. É um dos mais difundidos para o rejuvenescimento, pois a toxina botulínica é uma neurotoxina que impede que o músculo se contraia”, conta a Dra. Edith Horibe.

Eles também querem eliminar a flacidez do pescoço. Neste caso, é indicado o Lifting com fio absorvível. Como pode haver um acúmulo de gordura no pescoço será necessária uma Lipoaspiração para retirar o excesso.